Molde de silicone e peças em gesso

Moldes em silicone e peças em gesso

Irei apresentar aqui o processo que utilizo normalmente para a criação de moldes em silicone, assim como as réplicas em gesso odontológico.

A primeira questão que vem com relação a criação de moldes em silicone é: o que motiva a criar um molde de silicone? Basicamente eu crio moldes em silicone de itens que eu preciso em muitas cópias; desde pequenos tijolinhos, até uma airspeeder para utilizar em cenário. Além disso, só é relevante criar moldes em silicone de itens que comprar o item matriz sairia muito caro, não encontra-se com facilidade, ou que foi modelado especialmente para isso.

Da minha experiência com moldes em silicone eu criei moldes para as seguintes situações: modelei tijolinhos (2cm x1cm) em plastilina (massinha de modelar) para criar uma torre; molde de modelo de telhado para facilitar a criação do telhado da torre já mencionado, considerando que o produto utilizado como matriz era de plástico e importado; molde de contêineres para utilizar no Star Wars Legion; molde de pequena mesa de controle, de suporte para antena e contêineres grandes; e, por fim, molde da airspeeder do jogo Star Wars: Legion.

Moldes em silicone e telhado de gesso
Moldes em silicone e telhado de gesso
Tijolos
Tijolos

Pretendo aqui perpassar os passo da criação de alguns moldes que fiz (especificamente da airspeeder, mesa de control, base de antena e contêineres grandes). O material que utilizo na criação dos moldes é o silicone da Redecenter (eles tem uma loja no Mercado Livre também, normalmente é por lá que peço por conta do frete) como nunca cheguei a utilizar outro tipo de silicone, não tenho como fazer um comparativo do material deles com qualquer outro. Além disso, como não consigo regular muito bem a proporção de silicone para catalisador, sempre compro um potinho adicional de catalisador 😀

Nessa postagem falarei somente de moldes de uma única peça, não abordarei moldes bipartidos (não tenho fotos de nenhum molde feito dessa maneira, apesar de que agora acho que deveria ter feito o molde do suporte da antena dessa maneira). A primeira coisa a ser feita é prepara o ‘berço’ no qual o objeto que iremos criar o molde deverá ser fixado. Eu utilizo um plástico que vem uns docinhos, mas pode ser um pote de margarina vazio ou qualquer outra coisa do tipo e que possa ser descartado depois, é importante que o recipiente seja fechado (para o silicone não  vazar) e que ele seja maior do que o objeto matriz (1cm, 2cm, dependendo da espessura final que o molde ficará).

Airspeeder pronta para se criar um molde
Airspeeder pronta para se criar um molde

Como mencionado, será necessário fixar o objeto matriz no fundo desse recipiente, em geral é possível fazer isso de duas maneiras: colando a peça matriz no fundo do local aonde será despejado o silicone ou colocando algo no fundo (normalmente utiliza-se plastilina – massinha de modelar) e fixando o objeto matriz nele.

Peça sendo colada
Peça sendo colada
Peça sendo colada
Peça sendo colada
Peça fixada na plastilina
Peça fixada na plastilina

Depois que o objeto matriz estiver colado no recipiente (um recipiente transparente facilita ver se a cola já terminou de secar – é importante ter certeza que o material esteja fixado no fundo, pois se não estiver e objeto for leve, ele pode ‘subir’ e boiar no silicone) é hora de prepara o silicone (misturar silicone com o catalisador). Eu utilizo um copo descartável para isso, pois o local da mistura fica meio inutilizado depois da mistura.

Silicone e catalisador
Silicone e catalisador
Mistura do silicone com catalisador
Mistura do silicone com catalisador

Utilizo palitos de picolé para misturar o silicone e o catalisador, quando observo que ele começa a ficar mais ‘resistente’ durante a mistura é hora de despejar no molde.

Moldes em silicone secando
Moldes em silicone secando
Moldes em silicone secando
Moldes em silicone secando

No meio do processo de fazer o molde acima o pote de silicone azul acabou e tive que utilizar do silicone azul (que é um pouco mais rígido que o azul) pra terminar o molde.

O ideal é deixar o molde secando pelo menos umas 8 horas (o tempo varia de acordo com a quantidade de catalisador que foi utilizado – para quem não sabe, ou faltou nas aulas de química do colégio, o catalisador tem função de acionar uma reação química, nesse caso a reação e endurecer o silicone), depois é só desmoldar.

Infelizmente não tenho uma proporção adequada entre gesso e água que utilizo, depende muito do nível de detalhes do molde, pois uma relação de muito gesso pra pouca água impede o gesso de adentrar em todas as reentrâncias do molde. O ideal aqui é realizar testes.

Abaixo uma foto com o gesso odontológico que tenho utilizado, esse que tenho eu comprei há algum tempo no Mercado Livre. E também umas fotos de réplicas em gesso no molde e após pintura.

Gesso
Gesso
Moldes de silicone e peças em gesso
Moldes de silicone e peças em gesso
Peça em gesso
Peça em gesso
Peça em gesso sendo preparada no cenário
Peça em gesso sendo preparada no cenário
Contêineres em gesso
Contêineres em gesso
Marcos Eduardo on FacebookMarcos Eduardo on InstagramMarcos Eduardo on TwitterMarcos Eduardo on WordpressMarcos Eduardo on Youtube
Marcos Eduardo
Jogador e narrador de RPG na tentativa de aprender a pintar miniaturas e criar cenários para seus jogos!

2 comentários em “Moldes em silicone e peças em gesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *