Nossas análise levarão em conta um conjunto de critérios, avaliados de 0 a 100, que juntos comporão a nota final que atribuiremos ao jogo. É interessante frisar que nem todos os jogos receberão notas em todos os quesitos, pois nem todos possuem todas as características apontadas para avaliação.
Além disto, caso a avaliação/resenha possua spoiler, haverá uma caixa (que necessitará que o leitor clique) para mostrar o conteúdo revelado, como mostrado abaixo.
Desta forma, os critérios que adotaremos nas análises serão os seguintes:
Jogabilidade: o critério de jogabilidade levará em consideração tanto a performance do jogo em relação a outros jogos do mesmo gênero quanto com relação a outros jogos da franquia/estúdio.
Gráficos: neste quesito será considerado a qualidade gráfica dentro do estilo pretendido pelo jogo.
História: aqui será considerado a concatenação dos eventos, construção da trama narrativa, participação de personagens secundários, inovações na forma de apresentar eventos e mesmo a forma com que o jogo realiza releituras de estruturas narrativas clássicas.
Som: tanto a qualidade das trilhas sonoras escolhidas quanto os momentos mais apropriados para sua inserção. Sendo, é claro, que este quesito não se limita somente às trilhas sonoras, mas também ao usos do som no processo de construção narrativa e imersiva do jogo.
Diversão / Experiência de jogo: aqui o foco será no quão divertido é o jogo, dentro do tipo de experiência de jogo proposta (um jogo estilo souls tem uma proposta diferente de um jogo de futebol e ambos podem proporcionar um experiência gratificante ao jogador).
Experiência on-line: como funciona, se funciona, como é a comunidade on-line do jogos, conectividade, disponibilidade de servidores. São estes itens que nortearão as análises neste tópico.